quinta-feira, 3 de dezembro de 2009


INCLUSÃO

" As escolas têm que esquecer a ideia de que o aluno tem que se adaptar a ela.

Pelo contrário, elas devem torar-se o meio mais favorável para o aluno, dando-lhe recursos para enfrentar desafios". ( Claúdia Wernek)


Muito tem se falado, refletido e discutivo sobre inclusão escolar. Devido à falta de uma proposta pedagógica, o que ocorre nas escolas públicas até o momento, é a integração escolar e não a tão esperada inclusão.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ( LDBEN,nº .394/96) prevê no artigo 12, inciso I que " os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica". Isso quer dizer que as escolas tem autoridade para elaborar a sua intencionalidade educativa e fazê-la realizar num determinado espaço de tempo. Sendo assim, no que se refere à inclusão, a escola deve elaborar sua proposta pedagógica de forma a atender o aluno com necessidades educativas especiais.

" A escola é o princípio de tudo. Se ela não alterar seus princípios, adeus sociedade inclusiva".

Revista NOVA ESCOLA

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