sábado, 1 de agosto de 2009

PORTFÓLIO

O portfólio oferece aos alunos e professores uma oportunidade para refletir sobre o progresso dos estudantes em sua compreensão da realidade.

Em um dos textos sugeridos John Zubizarreta valoriza a importância dos portfólios como uma ferramenta de aprendizagem porque dá uma estrutura que permite refletir sobre o processo de aprendizagem e para desenvolver atitudes, habilidades e hábitos de reflexão crítica.

Acredito que essa seja uma das principais vantagens de trabalharmos com portfólios, pois através deles podemos registrar e organizar nossos trabalhos e perceber se progredimos ou não, além de constituir-se num subsídio importante para futuras utilizações e pesquisas.

Enquanto o caderno é um instrumento no qual podemos registrar nossas informãções, o portfólio nos permite registrar todas as atividades que realmente consideramos significativas.

Se formos utilizar a organização de um portfólio com os alunos, devemos organizar um roteiro, com objetivos claros para que os mesmos não sejam simples informações acumuladas, mas, sobretudo, que se constituam em instrumentos de avaliação contínua e integrada ao processo de ensino e aprendizagem, permitindo a percepção de avanços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.