segunda-feira, 10 de agosto de 2009

REFLEXÕES SOBRE OS FILMES:

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Quando iniciamos nossa vida os fatores que geram medo, amargura, insegurança, ansiedade, são diluídos pela autoconsciência tornando-se mecanismo de segurança e de harmonia. É importante sabermos que existimos e nos reconhecermos como pessoas.
No filme percebe-se claramente a falta de auto-estima, de motivação, de professores em ensinar e alunos em aprender.
Estando os alunos em um período de suas vidas bastante conflitante que é a adolescência, cabe ao professor ter discernimento para procurar entendê-lo e auxiliá-lo dessa fase de grandes descobertas.
Para isso é necessário que professor conheça seu aluno além da sala de aula, não que ele tenha que se envolver em problemas familiares mas, mostrar para os alunos que ele está ai disponível, pois o professor, deve ser alguém com quem o aluno possa contar, com quem possa conversar .
Acredito que só dessa forma o professor conseguirá resgatar esses alunos até então sem perspectivas e fazer com que os mesmos demostrem maior interesse em aprender e tenham pelo professor um respeito, que deverá ser mútuo.
A realidade apontada no filme, ao mesmo tempo que me impressiona, também me reverte para uma realidade bem conhecida, não com tanta agressividade, porém conhecida, que é a minha sala de aula, pois os incentivos que muitas vezes usamos, nada mais são do que uma forma de premiar ou de punir aqueles que não realizam suas tarefas. E infelizmente os que ganham os prêmios são sempre os mesmos alunos, fato colocado por um dos professores do filme em questão e mais, será que aqueles que estão sendo premiados estão realmente aprendendo, pois geralmente os que mais participam de debates e questionam são aqueles muitas vezes rotulados como bagunceiros.
É importante ressaltar que o professor buscou de certa forma resgatar um pouco da vida dos seus alunos através da atividade Autoretrato, porém apesar do mesmo ter valorizado o trabalho dos alunos encadernando-os, levando-os para um ambiente diferente , no caso o Laboratório de Informática acredito que ele não tenha dado toda a importância necessária para essa atividade, senão ao final do ano letivo ele não ouviria de uma aluna que a mesma não tinha aprendido nada. Será que muitas vezes não nós preocupamos demais com alguns alunos e esquecemos de outros?
Para que isso não aconteça, nossos objetivos tem ser claros em relação ao que queremos de nossos alunos, respeitando a individualidade, a capacidade seja ela física, mental ou intelectual e as diferenças de cada um, pois quando as pessoas trabalham de forma unida , no caso os professores os resultados certamente serão mais significativos, mas quando cada um tem uma forma de ver e preocupa-se mais com o ele mesmo e esquece do aluno, nada que fizer surtirá efeito. Não adianta planejar uma aula maravilhosa de não estiver presente nessa aula amor, carinho, dedicação e orgulho em ser professor, respeitando o seu aluno e procurando construir com ele conhecimentos para a vida, aquele que realmente é significativo e que com certeza ele não irá esquecer jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.