segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VÍDEO " SER PROFESSOR DO CONTEXTO ATUAL

John Dewey- As crianças não estão sendo preparadas para a vida no momento. Devemos estar atentos, pois não há separação entre vida e educação.
O professor deve despertar o entusiasmo dos alunos e valorizar a capacidade de pensar dos mesmos.

Jean Piaget- O conhecimento é construído pelo aluno e não repassado pelo professor, sendo que esse conhecimento provém da interação do sujeito que conhece e o objeto de conhecimento, nesse caso o papel do professor é estimular a busca do conhecimento.

Lev Vigotski-O professor é o impulsionador do desenvolvimento psíquico ou mental dos estudantes. Quanto maior for o aprendizado maior será o desenvolvimento, sendo que essa aprendizagem poderá acelerar o desenvolvimento de um sujeito.

Paulo Freire-O conhecimento não se tranfere se constrói. A leitura do mundo precede a leitura da palavra. O professor deve investir sempre em uma formação continuada.

Edgar Morin- É mais fácil entender um conteúdo, quano ele faz parte de um contexto. A estrutura dos currículos não proporciona uma visão geral, as disciplinas não se completam, nem se integram e tudo isso deixa de favorecer a aprendizagem.

Philippe Perrenoud- O professor deve ser uma pessoa com quem o aluno possa conversar, que saiba lidar com as diferenças que encontramos na sala de aula, procurando sempre aprender como exrecer sua carreira ao longo da carreira.

Antonio Nóvoa- O professor dever ser reflexivo pensando constantemente sobre sua prática e elaborando o seu saber em cima dessa prática. Deve procurar compreender o conhecimento e ser capaz de reelaborar para poder ensinar.

Lei Schulman- Os conhecimentos necessários para o professor são: conhecimento do conteúdo específico, conhecimento pedagógico geral, conhecer os alunos, conhecer os conteúdos educacionais e conhecimento pedagógico do conteúdo, incluindo tudo que os professores devem saber para tornar a aprendizagem dos alunos mais fácil e mais significativa.

Tânia Marques- Ser professor é ser pesquisador. O professor deve saber o que quer ensinar e entender que nem todos os alunos apresentam as mesmas necessidades educacionais. Apresenta três níveis de professores:
1º nível- não pensar no aluno porque o aluno não existe;
2ºnível- pensar no aluno à partir de sí próprio;
3ºnível- pensar no aluno à aprtir do aluno.

" O papel do professor é ajudar a construir um adulto capaz de conquistar por si só a beleza e verdade do seu tempo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.