segunda-feira, 10 de agosto de 2009


O SORRISO DE MONALISA

É preciso que o professor tenha compromisso e responsabilidade, seja portador de competências e atitudes que o capacitem a ultrapassar obstáculos de toda ordem, para a consecução de seus objetivos.
Acredito que superar desafios, quebrar regras, conceitos formados, foi um dos principais temas abordados pelo filme. Pois a atitude desafiadora da professora frente ao ensino da arte proporcionou as alunas muitos questionamentos, sobre o que sabiam e o que realmente conheciam, pois segundo o filme o que é arte? Que tipo de arte estamos acostumados a estudar? Será que por que não gostamos não precisamos saber apreciar? Tudo isso foi muito bem colocado pela professora, que não mudou suas aulas para agradar um sistema ultrapassado. Ela tinha consciência do seu papel como educadora no ensino da Arte e queria despertar em suas alunas o gosto pela arte mas, á partir do conhecimento, do debate , pois não adiantava saber sobre determinadas obras se não sabiam apreciar uma obra , como disse a professora "...vocês nem precisam gostar, apenas precisam contemplar...". Conhecimento decorado não é conhecimento construído e nem assimilado.
O filme de modo geral me motivou muito, pois sinceramente foi um dos melhores que já assisti . O início, as expectativas que a professora tinha em relação a escola e a forma como isso foi aos poucos deixando-a decepcionada, porém, despertando ainda mais nela a vontade de ensinar e mostrar para suas alunas que a vida não era somente estudar para ser dona de casa, que apesar dos padrões da época elas podiam ir muito além do que pensavam, que podiam seguir suas vidas e fazer suas escolhas para o futuro, que jamais poderiam aceitar que nasceram para seguir o
que os outros haviam determinado.
As mudanças pedagógicas apontadas no filme e o quanto mudanças são necessárias para atendermos as expectativas dos alunos é muito bem representada da última cena do filme pois como relata a própria aluna ela queria que as mesmas enxergassem o mundo com outros olhos e em relação a arte cada um tem uma forma de interpretar e apreciar pois nesse sentido não há resposta certa e nem livros nos dizendo o que achar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.